Viewing entries in the category lojinhas

Como muitos dos nossos leitores já sabem, após cinco anos morando em Ribeirão Preto estamos voltando para São Paulo no final do ano.  Uma nova fase, com novos desafios da cidade grande com seu trânsito, poluição, maior violência. Mas também com grandes compensações, como a proximidade da família e de muitos dos antigos amigos.

Enfim, nesta toada me dei conta outro dia de que não escrevi sequer um post sobre Ribeirão Preto.  Resolvi então corrigir esta lacuna e me despedir desta cidade contando sobre aquilo que achei mais gostoso por aqui. O meu melhor de Ribeirão Preto, do pão à pizza, ou ao chocolate :-D Aproveitem.

MELHOR BOLO SIMPLES

Basta entrar numa Casa de Bolos e o aroma dos bolos recém-assados já deixa qualquer um com água na boca. O lugar é muito simples, mas não tem ‘bolinho de vó’ mais fresquinho e gostoso na cidade do que os da Casa de Bolos. A qualquer hora do dia tem sempre um bolo quentinho acabado de sair do forno para deliciar a gente. Desde os bolos simples, como de laranja, de fubá, de cenoura coberto de chocolate; até as especialidades da casa como o bolo Luís Felipe e o delicioso bolo de banana com uva passa, um dos meus prediletos. Preço bom e justo. Na rua Chile 1421, no Jardim irajá (e mais dois endereços no Centro e na Av. da Saudade).

MELHOR BOLO DE FESTA

Para mim não tem bolo mais gostoso para comemorar uma ocasião especial do que o bolo mousse de chocolate da Iceland. A massa é leve, o recheio é substancioso sem ser pesado e ele é doce na medida certa, o que é raro no mundo dos bolos com muitos recheios e coberturas. Não é à toa que é o carro-chefe da casa e seu bolo mais vendido. Mas tem outros muito gostosos, como o Brigadeiro Chic, o Sem Preconceito e o bolo de Nozes com Baba de Moça. Preço super justo pela qualidade. E dá para facilitar a vida encomendando pelo telefone. Na avenida Nove de Julho 1614, no Jardim América.

MELHOR DOCE

O campeão neste quesito é uma tradição na cidade: os mousses leves, aerados e deliciosos da Mousse Cake. Carro-chefe da casa, que começou como doceria e hoje oferece um extenso cardápio de pratos salgados e algumas sobremesas, os mousses ainda são o que há de melhor lá. Antigamente havia a opção de pedir a “degustação de mousses”, que vinha em cinco ou seis potinhos, de sabores variados. Não sei porque tiraram a opção do cardápio. É possível pedir uma porção inteira (enorme, que dá para duas pessoas) ou meia-porção, ideal. Meus preferidos são o mousse de chocolate branco com gotas de chocolate ao leite e o de chocolate ao leite com amêndoas ou com damascos. Na rua João Penteado 1481, no Jardim América (e outros quatro endereços na cidade).

MELHOR CHOCOLATE

Para quem não mora na cidade pode até parecer estranho que os chocolates ganhem uma categoria só para eles. Mas Ribeirão Preto, mesmo com o calor escaldante que faz aqui, tem uma tradição de chocolaterias gourmet. Entre elas a Desejo & Sabor e a Le Sofiah, que têm uma boa variedade de docinhos e chocolates. Mas ainda é a Le Bonbon que figura no topo da lista dos melhores chocolates da cidade. Um dos mais famosos é o Igloo, bombom de chocolate ao leite com recheio de marshmellow. Meu predileto é o Carré D’Abricot, um pãozinho de mel com especiarias e recheio de geleia de damascos, coberto com um mix de chocolates. Na rua João Penteado 2560, no Jardim América.

MELHOR SUCO

Gosto dos sucos da Laranjalima no Shopping Ribeirão, mas não batem para mim os sucos super gostosos e no tamanho ideal (500 ml) para matar a sede da casa de sucos de origem paulistana Suco Bagaço, que tem uma unidade dentro do Novo Shopping. Não é à toa que há sempre filas, o suco feito na hora é fresquíssimo e muito bom. Experimente o de abacaxi com gengibre e laranja, meu preferido.

MELHOR SALGADO

Não há nada muito sofisticado ou diferente neste quesito na cidade. As salgaderias são simples, tradicionais e sem grandes salamaleques. Mas ainda acho que a melhor delas é a Castro Salgaderia, que têm salgados quentinhos a qualquer hora e que ainda oferece por encomenda mini salgadinhos, de boa qualidade e bom preço. Meus filhos adoram o enroladinho de salsicha, a coxinha e a bolinha de queijo. Para um lanche rápido ou para encomendar para uma festa, não tem erro. Na rua Bernardino de Campos 734, no Centro (e em outros endereços).

MELHOR SANDUÍCHE

Gosto muito dos sanduíches caprichados e com ingredientes de boa qualidade do Serjão Lanches. Os meus preferidos são os baurus com picanha, alcatra ou baby beef, mas gosto também dos beirutes. Para quem não fica sem um bom hambúrguer, prove o barbecue burger. O lugar é despojado mas confortável e o atendimento atencioso. Na avenida João Fiúsa 1297, no Sumaré.

MELHOR PÃO

Esta é uma categoria bem difícil. Não consegui eleger uma única padaria, já que várias das que frequento têm suas especialidades e delícias. Se for para escolher apenas uma, ficaria com a Villa Padoca (rua Thomaz Nogueira Gaia 1174, no Jardim Irajá) pelo ‘conjunto da obra’.  Há uma variedade grande de pães e muitos deles são gostosos, como o levíssimo pão de azeite, o denso e saboroso pão de campanha e outros como o pão de cenoura, o pão francês integral. Mas não posso deixar de  fazer uma menção honrosa à City Pão, que faz disparada a melhor chipa de Ribeirão Preto.  A City Pão tem também um bom pão francês e um pãozinho de nozes e passas que me agrada. E, por fim mas não em último lugar, o pão francês mais consumido aqui em casa, sempre fresquinho e gostoso, da Irajá Frios.

MELHOR PIZZARIA

Para mim nenhuma pizza da cidade bate a da Famosa Pizza, que inclusive já deixou muitos de nossos amigos paulistanos de queixo caído. O ambiente é gostoso, o serviço atencioso e a pizza muito caprichada, feita com ingredientes de qualidade em combinações bem saborosas. Para os que não ficam sem calabresa, a pizza Estrela (ou Madonna) é muito boa. Minha preferida é a Ousada (ou Carmem Miranda), que leva berinjela e pimentão assado e marinado e azeitonas pretas.  Na avenida Wladimir Meirelles Ferreira 1466, no Jardim Botânico.

MELHOR JAPONÊS

O mais tradicional e dos mais antigos – se não for o mais – restaurante japonês de Ribeirão Preto, o Mirai é imbatível. Mesmo longe de São Paulo e do litoral, o peixe é fresco e de qualidade e até as ostras frescas chegam por lá, todas as terças-feiras. Há pratos clássicos e alguns diferentes e interessantes. Se você curte as novidades, peça o Combinado do Chefe, sempre com combinações criativas e gostosas.  O lugar é tranquilo e agradável e o serviço atencioso. Na rua Ondibecte Silveira 293, no Jardim Macedo (e em outros dois endereços nos shoppings Ribeirão e Novo Shopping).

MELHOR ÁRABE

Este é um dos segredos bem guardados da cidade. Há outros lugares que servem e vendem delícias da cozinha árabe em Ribeirão Preto, mas nenhum com a qualidade da Casa Salim. Desde as deliciosas esfihas folhadas e as abobrinhas em tiras marinadas até os pratos de frango e cordeiro, supimpas mesmo. O lugar é acanhado, pequeno e apertado, mas as donas estão sempre lá e a qualidade dos ingredientes utilizados e da comida é imbatível, tanto para um almoço durante a semana como para levar para casa. Na rua Pedro Merino 220, no Jardim Irajá.

MELHOR CHURRASCARIA

A churrascaria-rodízio Coxilha dos Pampas tem muitos fás na cidade, mas eu ainda prefiro o Ancho. Lugar bonito, com decoração charmosa, carnes super selecionadas e bons acompanhamentos. A carta de vinhos é  completa e oferece boas alternativas. Para um almoço de final de semana e para jantar também. Na avenida João Fiúsa 2040, no Jardim Canadá.

MELHOR RESTAURANTE

A ideia inicial era eleger a melhor massa da cidade. Mas não acredito que há em Ribeirão Preto um restaurante de massas ou um prato de massa que seja realmente imperdível. Tem gente que vai protestar e vai mencionar a Gondola do restaurante La Cucina de Tullio Santini. Vale mais pela fama do que pelo sabor. Se você é curioso, prove  :-) Ou fique nos antipastos, uma boa opção por lá. Porém, se for para eleger um restaurante apenas na cidade, fico com o Flor de Sal Bistrô, o mais completo no conjunto de quesitos boa comida, boa oferta de bebidas, bom serviço, bom ambiente e preço justo. Na rua Floriano Peixoto 1463, no Boulevard.

MELHOR ALMOÇO RÁPIDO

Meu almoço rápido preferido na cidade nasceu, curiosamente, como um anexo dentro de uma loja de presentes. O Mabruk tem poucas mesas e um menu enxuto de especialidades árabes oferecidas em um buffet, no qual é tudo bem gostoso e caprichado. Na rua Cerqueira Cesar 1556, no Jardim Sumaré.

Por fim, uma menção honrosa a outro segredo da cidade do qual gosto: o Tokyo Restaurante, que serve comida japonesa e chinesa por quilo, boa e honesta. No Tokyo o ambiente não é dos mais simpáticos, com sua decoração kitsch, mesas um pouco apertadas e cadeiras um tanto desconfortáveis, mas vale a pena conhecê-lo pela variedade de pratos, muitos deles bem gostosos. Na avenida Nove de Julho 1194, no Boulevard.

Um agradecimento especial às amigas que me ajudaram a “desempatar” alguns quesitos: Daniela M. , Marcia S., Claudia M., Marcia T., Carla C. da S. e Elisa C. :-D

 

Compartilhar/Favoritos

Sou fã número um desta cidade organizada, charmosa (sim, acredite!) e cheia de atrações culturais, gastronômicas e musicais, entre outras. Dá para ficar dias passeando em Chicago e ainda vai faltar tempo para ver tudo.  Desta vez, uma rápida passada pela cidade rendeu programas gastronômicos em dose dupla, ótimos para gourmets e outros viajantes.

Dois lugares bacanas para almoçar em Chicago

Uma dica no Twitter nos levou ao Epic Burger. Não me lembro mais de quem foi a dica, mas estou aqui agradecendo até hoje :-)  Com cara de lanchonete do tipo McDonald’s à primeira vista, o Epic Burger serve um hambúrguer de muito respeito, feito com ingredientes naturais, orgânicos e frescos, produzidos diariamente. Com um endereço a poucas quadras do The Art Institute of Chicago e outros dois endereços bem próximos da Michigan Avenue, não tem desculpa para dar uma parada e almoçar bem, rápido e barato aqui.

Outro almoço delícia, que não é exclusividade de Chicago mas é sempre certeiro:  The Cheesecake Factory. Ótimos hamburgueres, boas saladas, pratos variados e, claro, os mundialmente famosos cheesecakes de sobremesa. Difícil escolher um só. Localizado no térreo do prédio John Hancock Center, na própria Michigan Avenue, fica fácil para dar uma paradinha e se deliciar.

Dois lugares deliciosos para jantar em Chicago

Fomos bastante felizes nas escolhas de restaurantes para jantar em Chicago. As dicas vieram da Renata Antiquera do blog Paixão por Viagens e do chef paulistano @Cabertolazzi.

No Japonais, dica da Renata, comemos deliciosas e originais combinações de sushis e sashimis. O interessante, neste restaurante, é que são duas cozinhas diferentes, tocadas por dois chefs, uma de comidas frias e outra de comidas quentes. Ficamos só nas frias, mas adoraria voltar para provar da outra cozinha, já que fiquei de olho nos pedidos das mesas vizinhas… Quem nunca? :-D Dá para sentar dentro ou na varanda, onde é bem gostoso. Não deixe de provar o Spicy Tuna Tartar e o Bin Cho.

O Avec, dica do Bertolazzi, tem outra proposta. Restaurante bem pequeno,  não aceita reservas e os lugares são no balcão ou em mesas comunitárias. Mas vale muito a pena chegar bem cedo para poder sentar, já que lota facilmente. A focaccia com queijo taleggio, ricota e ervas é uma delícia. Muito boas também a burrata e as tâmaras recheadas com chorizo com bacon e molho de pimenta piquillo. A ideia aqui é pedir duas a três entradas e/ou pratos e dividir. Fomos a fundo nesta ideia e ofereci nossos pratos aos vizinhos de mesa, que estavam de olho :-) No fim, a mesa trocou vários pratos e também conversas super divertidas, foi uma noite especial.

 Duas lojas gourmet imperdíveis em Chicago

Conhecemos estas lojas da última vez que estivemos em Chicago. Ambas faziam parte do tour gastronômico Food Tasting and Cultural Tour organizado pelo Chicago Food Planet que fizemos. Mas estava louca para voltar para renovar meus estoques de delícias :-) Lojinhas diferentes, especiais e obrigatórias para quem gosta de comer e/ou cozinhar. E, melhor ainda, uma vizinha da outra.

A primeira delas, a Spice House, dá para sentir de longe. Sentir mesmo!  Já que o cheiro delicioso de especiarias fica no ar por alguns bons metros em volta da loja. As especiarias são todas importadas ou compradas diretamente por eles e vendidas a granel na loja. Assim, dá para escolher entre uma variedade de curries, de açúcares baunilhados, de canelas e de sais de várias partes do mundo. Também fabricam suas próprias misturas de temperos deliciosos. Assim há temperos especiais para carne, frango ou peixe, para saladas e para sopas. Comprei o melhor lemon pepper que já provei na vida aqui. Desta vez, levei dois novos: um chilli con carne seasoning perfumadíssimo e um tuscan seasoning para saladas super saboroso.

Ao lado, a Old Town Oil vende dois tipos de produtos apenas: azeites e vinagres balsâmicos. Porém, que azeites e acetos! Há uma variedade absurda de acetos aromatizados e envelhecidos e azeites aromatizados e de várias procedências. Melhor ainda: tudo em tanques de metal com uma torneirinha e copinhos ao lado, ou seja, disponíveis para os clientes provarem o quanto quiserem. Trouxe um aceto balsamico com tangerina que nem conto para vocês :-P

As lojas de doces são um negócio tão sério em Nova York que precisam de um post só para elas :-) Para as crianças, para quem gosta de muito açúcar ou para quem é só curioso, vale a pena dar um pulo na Dylan’s, na M&M e na Economy Candy.

Dylan’s Candy Bar

A Dylan’s fica na 3ª Avenida entre as ruas 59 e 60, bem atrás da Bloomingdale’s. Tem tudo o que se puder imaginar de doces e chocolates – inclusive roupas, acessórios, itens de decoração e produtos de beleza (que tal um gel de banho ‘sabor’ chocolate cupcake?). A loja tem dois andares e está sempre bem cheia. É super colorida e as crianças piram nas gostosuras. Doces tradicionais e doces diferentes, a granel ou já embalados, antigos e novos, para levar e para comer por lá mesmo. Eu não resisti aos fudges e comi mais do que devia não é @lenamaxi e @JulieMunn?

M&M World

Um espetáculo a parte, até para quem não é aficionado. Em plena Times Square, a loja da M&M faz filas na porta. São dois andares enormes cheios de M&Ms e todos os produtos possíveis e imagináveis com a marca e/ou o desenho dos confetes coloridos mais famosos do mundo, incluindo brincos, pijamas, cortinas de box e almofadas, entre outros :-) Uma parede imensa tem tubos gigantes cheios de M&Ms, separados por cores. Uma ‘máquina’ analisa seu humor ‘M&M’ do dia. De vez em quando, o próprio sr. M&M dá as caras e apresenta-se dançando acompanhado dos vendedores.

Economy Candy

Em Downtown, no Lower East Side, o grande lance da Economy Candy – além de seus produtos serem um pouquinho mais baratos do que em outros lugares – é a seleção de doces vintage. Dá para voltar à infância com a seleção de Jelly Beans de todos os sabores e cores possíveis, com os Pez Dispensers gigantes e com os doces politicamente incorretos, sensacionais: tubos de remédios/doces para todos os males, cigarros de chocolate em embalagens perfeitas, bandaids de chocolate e outros. Tem também aqueles doces que já saíram de linha há muito tempo por aqui e doces em caixinhas e latinhas lindas com desenhos antigos bacanas, enfim, uma loja pequena, acanhada e a cara do bairro, mas super legal nos detalhes.

Aproveite a ida a Economy Candy para dar uma volta pelo bairro do Lower East Side. Na própria rua Rivington dê uma passada para comer um cupcake na Sugar Sweet Sunshine. Um quarteirão acima, na Stanton, dá para almoçar no The Meatball Shop e depois comer um macaron na Bisous, Ciao. Aqui, mais detalhes destes lugares. E nas ruas laterais, Orchard, Ludlow e Essex você encontra uns brechós incríveis :-)

Neste post do ano passado falei sobre algumas das lojas preferidas em Nova York dos gourmets e de quem gosta de gadgets de cozinha e outros baratos gastronômicos: Williams-Sonoma, Sur La Table, Mackenzie-Childs, Anthropologie e Dean&Deluca. Mas são lojas mais bacanas para os olhos do que para o bolso. Desta vez, conto sobre as lojas gourmets e mercados mais acessíveis e com preços mais camaradas. Aqui, sim, vale a pena esvaziar a carteira ;-)

Zabar’s e Bed, Bath & Beyond

Depois que você babar nos objetos e gadgets de cozinha na Williams-Sonoma e na Sur La Table, vem correndo para a Bed, Bath & Beyond e para a Zabar’s.

A minha preferida é a Zabar’s. Apesar de meio fora de mão do circuito turístico, é uma loja super completa. Embaixo tem um excelente supermercado e em cima uma loja muito variada de artigos de cozinha. De lambuja, uma deli do próprio Zabar’s na portinha ao lado, para almoçar bem e barato.

A Bed, Bath & Beyond por outro lado é enorme e mais difícil achar as coisas de cozinha. Em compensação, os preços são imbatíveis e é possível fazer outras compras no mesmo local – como de lençóis, por exemplo.

Whole Foods e Food Emporium

Os dois supermercados maiores e mais completos são o Food Emporium e o Whole Foods.

Meu preferido é o Whole Foods, que tem uma variedade grande de produtos naturais e orgânicos e é bem bacana para xeretar. São várias lojas em Manhattan e dá para juntar a ida a este supermercado com outros passeios gourmets. Assim, dá para ir ao Zabar’s e ao Whole Foods em Uptown West; ou ao shopping da Columbus Circle onde fica a loja da Williams-Sonoma e no subsolo um Whole Foods bem completo; ou ainda na Whole Foods da Union Square e aproveitar para fazer a feira no Union Square Market. Há outros Whole Foods no Soho, Chelsea e Tribeca.

O Food Emporium também tem várias lojas na cidade, inclusive próximas à Union Square e ao Columbus Circle.

Kalustyan’s

Mas o segredo mais bem guardado para as compras de temperos e o que você puder imaginar de comidinhas é a Kalustyan’s. Uma portinha pela qual não se dá nada, dentro um parque de diversões para gourmets, foodies, cozinheiros e simpatizantes. Uma infinidade de produtos, atendentes prestativos, música árabe tocando. :-) Onde mais a gente acha assim vááários tipos de açúcar (inclusive de coco e de palma), váários tipos de azeites e óleos (castor, wasabi, argan, radhuni mustard, almond, coconut… e por aí vai), vááários tipos de grãos e farinhas…

As farinhas vinham com uma descrição no pacote de como empregá-las. 

Quer conhecer o umami taste?

Uma sala SÓ DE TEMPEROS…

Enfim, demais da conta. Ah! Aproveite sua ida à Kalustyan’s para fazer também uma visita à Morgan Library & Museum, a apenas quatro quadras desta lojinha incrível.

Como diria o Edu Luz, Nova York tem vários ‘sex shops’ ótimos ;-) E mesmo que seja só para encher os olhos e não para esvaziar a carteira, vale a pena andar por estes lugares. Comidinhas e objetos lindos, coloridos e diferentes. Aqui, os meus escolhidos nesta viagem: Williams-Sonoma, Sur La Table, Mackenzie-Childs, Anthropologie e Dean & Deluca – para vocês também se deliciarem.

WILLIAMS-SONOMA

A Williams Sonoma é provavelmente a loja de artigos de cozinha mais sofisticada de Nova York. Não é a loja mais barata para comprar gadgets de cozinha, mas ainda assim vale uma visita. São dois endereços, um no East Side e outro no Columbus Circle. Se você for ao segundo endereço não deixe de dar um pulo no Whole Foods, supermercado super bacana, com uma variedade grande de produtos naturais e orgânicos,  no subsolo do centro de compras onde fica a loja da Williams Sonoma. E dá para escolher a sua Le Creuset preferida ;-)

O melhor da loja: uma forma da Le Creuset, com duas partes que se encaixam, própria para fazer tarte tatin.

SUR LA TABLE

Um pouco mais descolada do que a Williams Sonoma, a Sur La Table também é uma loja muito legal de gadgets de cozinha. Como ela fica no Soho, dá para incluir no mesmo passeio uma ida a Dean & Deluca e a Anthropology.

Os melhores da loja: uma estufa elétrica para temperos que pode ficar dentro da sua cozinha, chova ou faça sol…

… e estes óculos para cortar cebola sem choro!

MACKENZIE-CHILDS

A loja inteira parece uma casa de bonecas e é fácil passar desapercebida por ela. Mas não tem como não amar estas louças fofas e as mesas prepradas para o chá. Dá a impressão que a Alice no País das Maravilhas vai surgir a qualquer momento.

ANTHROPOLOGIE

A Anthropologie é minha loja predileta em Nova York. Vende roupas, objetos de casa e bijuterias, tudo super descolado. E a decoração é quase sempre bem original e diferente, como estes avestruzes de papel reciclado, um charme total.
Eles conseguem montar a decoração sempre com um mix lindo de estampas e cores.

DEAN & DELUCA

O Dean & Deluca no Soho é um supermercado luxuoso onde a gente encontra quase tudo o que quiser de comidas do dia-a-dia e diferentes. Balcões de carnes, peixes, queijos e pães; prateleiras completas de temperos, azeites, chás e chocolates. Frutas e verduras fresquinhas e no fundo alguns objetos de cozinha.