Viewing entries in the category livros de culinária

A revista Cooking Light de novembro de 2011 fez uma matéria bacana na qual elegeu os melhores livros de culinária da atualidade. O número 6 da lista é o Radically Simple: Brilliant Flavors with Breathtaking Ease da Rozanne Gold, publicado em 2010.

A revista conta que esta autora ganhou fama criando receitas com apenas três ingredientes. Neste novo livro ela altera um pouco esta “regra de três”, mas sempre com um número pequeno de ingredientes, ingredientes bastante conhecidos, receitas de preparo rápido ou com pré-preparos que permitam finalizações rápidas. E assim cria receitas “ainda elegantes e de inspiração simples”.

A receita do livro escolhida para ilustrar a matéria são estes Nutella Sandwich Cookies. Que resolvi preparar pelo apelo do ‘fácil e rápido’ e porque iria agradar em cheio os filhos e seus amigos que vinham fazer um lanche em casa. Foi o maior sucesso! A única reclamação foi que coloquei pouca Nutella no recheio :-)

Achei, de fato, que uma camada grossa de recheio deixaria os biscoitos muito substanciosos e assim enjoativos. Mas quem sabe da próxima vez.

 Nutella Sandwich Cookies
(receita adaptada do livro Radically Simple: Brillant Flavors with Breathtaking Ease )

370 g de Nutella (quase dois potes daqueles de vidro vendidos no Brasil. Usei 3/4 de xícara-medida na massa e coloquei uma colher de café de recheio em cada um dos 12 biscoitos)
2 colheres (sopa) de manteiga sem sal (em temperatura ambiente)
1 ovo
1 1/4 xícara (chá) de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento em pó

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Forre duas formas com silpat (ou papel manteiga untado com manteiga, se não tiver o silpat). Na batedeira bata a manteiga, o ovo e 3/4 xícara (chá) de Nutella até misturar bem. Peneire a farinha de trigo com o fermento e vá acrescentando à mistura na batedeira, aos poucos, batendo só para misturar. Retire a massa da batedeira e coloque-a sobre uma superfície enfarinhada. Faça um rolo e corte em pedaços do mesmo tamanho. Faça bolinhas com a massa e coloque nas assadeiras, deixando um espaço entre as bolinhas. Minha massa rendeu 12 bolinhas. Leve ao forno por 12 minutos. Retire e deixe esfriar por 10 minutos. Com uma faca serrilhada, corte os biscoitos ao meio e recheie com o restante da  Nutella.

Compartilhar/Favoritos

Semana passada contei aqui para vocês  sobre o livro “Receitas de Família – volume 2″ do Pró-Família.  E prometi uma receita dele e o sorteio de um exemplar para os leitores do Rosmarino.

A receita escolhida foi a de um bolo, é claro.  Quem lê o Rosmarino sabe como eu sou fã dos bolos e adoro fazê-los. Este bolo, cuja receita foi dada pela Piti Meinberg, é uma receita de avó mesmo :-)

Fica di-vi-na esta calda com ameixas secas e vinho tinto, experimentem!

Bolo da vovó Laly
Piti Meinberg

Ingredientes

4 ovos
250 g+300 gde açúcar
250 gde manteiga
250 gde farinha de trigo
250 gde ameixas pretas sem caroços
1 xícara (chá) de leite
2 colheres (chá) de fermento em pó
1 copo (requeijão) de vinho tinto
½ copo de água

Modo de preparo

Pré-aquecer o forno a 180ºC. Bater as claras em neve e reservar. Bater bastante o açúcar (250 g) com a manteiga na batedeira. Adicionar as gemas, uma a uma, batendo bem entre cada adição. Desligar a batedeira e misturar alternadamente a farinha peneirada com o fermento e o leite. Por fim, misturar delicadamente as claras em neve. Fazer a calda: levar ao fogo médio as ameixas com o vinho tinto, a água e o restante do açúcar (300 g). Quando as ameixas estiverem cozidas, retirá-las da calda e forrar com elas uma forma de bolo de buraco no meio previamente untada. Derramar por cima a massa e levar ao forno por30 a40 minutos ou até o palito sair limpo. Depois de pronto, derramar a calda quer sobrou das ameixas sobre o bolo.

Quanto ao sorteio, vai funcionar assim:  participa quem deixar um recado neste post do blog, contando um pouco qual sua receita de família preferida, quem a ensinou, etc.  O sorteio será no dia 28 de fevereiro. Boa sorte procêis :-)

Sempre procurei ajudar instituições, mas nunca tive com elas envolvimento pessoal. Até dois anos atrás, quando comecei o trabalho no Pró-Família de Ribeirão Preto e mergulhei em um projeto social de longo prazo. Não só por ter mais tempo e disponibilidade, mas também pela identificação com a equipe de voluntárias do Pró.

O trabalho do Pró Família teve início em 1994 com um grupo de apoio à gestante na Favela da Mangueira, em Ribeirão Preto, onde vivem cerca de 1.500 pessoas. Este trabalho levou à criação de uma escola de educação infantil onde atualmente são atendidas 104 crianças de 2 e 5 anos; além das palestras, cursos e oficinas para as mães e famílias da comunidade.

Além da eficiência e seriedade,  a turma de voluntárias do Pró é gente engajada, simples, tranqüila e alto astral, que pega no pesado se for preciso e com quem não há tempo ruim.

Convidada pela Leca, comecei a fazer um trabalho semanal na Oficina de Costura e Ponto-Cruz. Lá encontrei a Dani, a Cláudia e outras voluntárias que hoje são amigas queridas. O projeto da Oficina é ensinar, orientar o trabalho e fornecer material para as mulheres da comunidade criarem produtos que são vendidos no bazar no final de ano. Além da Oficina, este ano iniciei e venho tocando um novo projeto, um curso de culinária de aproveitamento de alimentos.

Enfim, tudo isto para falar do livro “Receitas de Família – volume 2” :-)

Iniciamos este trabalho em fevereiro do ano passado. As voluntárias do Pró foram atrás de amigos e familiares para conseguir receitas não só “de família”, mas também “aquelas que você faz e que todo mundo elogia, que são uma tradição na sua casa”. E as receitas foram chegando.

Tem de tudo um pouco para se tornar um livro “de bancada” de qualquer um que goste de cozinhar. Tem desde receitas sofisticadas como um pato marinado no vinho tinto ou um stinco de cordeiro com polenta trufada, até receitas simples como bolo de chocolate e panqueca. E tem o básico que todo mundo gosta, como uma boa massa de torta salgada, um cabelinho de anjo bem comfort food, um bom pão doce, uma boa receita de biscoito.

O trabalho do livro foi feito “a muitas mãos”. A Marcia, que tocou o projeto de coletar as receitas, eu que fiz a revisão delas, a Daniela que negociou com a editora a publicação do livro, a Roberta que idealizou os patrocínios e liderou a equipe atrás deles, a Elisa que trabalhou duro para o lançamento e a divulgação do livro, e as outras que estavam lá para toda obra, inclusive para abrir e carregar caixas pesadas né Sossô, Fernanda, Leca, Cláudia?

Enfim, não é porque é meu filho, mas o livro ficou lindíssimo :-D Desde a introdução simples e bonita da Rosana à capa, ilustrada por uma pintura de cena de piquenique em família feita pela Lolô Junqueira especialmente para ilustrá-lo. A primeira tiragem do livro vem numa linda embalagem de pano em dois modelos, tipo “sacolinha” ou tipo “saquinho”.

Quer um? Para quem está em Ribeirão Preto, o livro está à venda em diversos pontos como Casa Affonso, Carla Amorim/Dei Due, Mercovino, Mabruk, Dona Flor, Maria Cabeleireira, Antonio Bernardo, Montage Interiores, Platino Cabeleireiros e Paraler. Preço: R$ 50,00. Para quem é de fora de Ribeirão Preto, posso mandar o livro pelo correio. O valor do correio para envio de impresso por Registro Módico fica por volta de R$5,00.

Semana que vem tem receita do livro aqui e sorteio de um exemplar para os leitores do Rosmarino. Não percam!