Viewing entries in the category pães

A palavra focaccia vem de panis focacius, ou seja, pão assado no fogo. E de fato a focaccia tem uma textura parecida com a de uma pizza bem fofa. É um dos meus pães prediletos, super saboroso para fazer sanduíches.

Um dos segredos (e parte fundamental, na minha opinião) de uma focaccia perfeita  é apertar a massa crua com as costas de uma colher ou com os dedos a fim de formar sulcos. Em seguida, preencher estes sulcos com azeite, criando pequenas “poças” na massa.  Esta é a melhor maneira de preservar a umidade deste pão e deixá-lo crocante por cima. A cobertura da focaccia fica a gosto de cada um: pode ser apenas alecrim fresco e sal grosso, a mais tradicional. Ou então variações como de tomatinhos-cereja e azeitonas pretas, sal grosso e alecrim.

Focaccia

475 g de farinha de trigo
1 col (chá) de açúcar
1 col (chá) de sal
1 ½ col (chá) de fermento biológico
3 col (sopa) de azeite
275 ml de água
azeite, alecrim e sal grosso a gosto

MODO DE PREPARO COM MÁQUINA DE FAZER PÃO

Se você tiver uma máquina de fazer pão (excelente aquisição, diga-se de passagem…), basta colocar os ingredientes da massa (farinha de trigo, açúcar, sal, fermento, azeite e água) na máquina, nesta ordem. Colocar no ciclo “massa”. Assim que terminar, tirar a massa da máquina e abri-la numa superfície polvilhada com farinha. Colocar a massa em uma assadeira untada com azeite e fazer as “pocinhas” na massa com a ajuda de uma colher de pau ou com o dedão mesmo. Salpicar  a massa com alecrim e sal grosso. Levar ao forno (200º) por 15 a 30 minutos, ou até dourar.

MODO DE PREPARO SEM MÁQUINA DE FAZER PÃO

Se você não tem uma máquina de pão (considere comprar uma!), faça o seguinte: coloque a farinha, o açúcar, o sal e o fermento em uma vasilha larga. Vá adicionando gradualmente o azeite e em seguida a água (amornada) até fazer uma massa macia. Em uma superfície dura, sove a massa por pelo menos 5 minutos para que fique macia e elástica. Devolva a massa à vasilha, pincele sua superfície com azeite e cubra com filme plástico. Deixe descansar por 1 hora ou até dobrar de tamanho. Colocar a massa em uma assadeira untada com azeite e fazer as “pocinhas” na massa com a ajuda de uma colher de pau ou com o dedão mesmo. Salpicar  a massa com alecrim e sal grosso. Levar ao forno (200º) por 15 a 30 minutos, ou até dourar.

Compartilhar/Favoritos