Viewing entries in the category comidinhas para crianças

Férias escolares estourando por aí. Para quem não vai viajar, época de inventar moda para distrair as crianças em casa. Já falamos bastante sobre cozinhar com as crianças no Twitter. A @samegui fez um post bacana sobre isto no blog Mãe com Filhos; a @MariaRe me enviou este texto legal da Rosely Sayão. De fato não tem coisa mais gostosa do que ter eles nos ajudando na cozinha. É uma maneira divertida e carinhosa de interagir com os filhos. E a gente deixa para pensar na bagunça depois… rsrsrs! Esta receita de cupcake cones eu aprendi com a Cris do From Our Home to Yours. A ideia é muito original: o bolinho é assado dentro de uma casquinha de sorvete. Esta receita foi publicada originalmente em outubro de 2009 no Rosmarino e Prezzemolo.

Chocolate chip cupcake cones

Não, gente, não queima! Eu não tinha uma grelha ou grade pequena que coubesse dentro do forno, então forrei a própria grelha da prateleira de baixo do forno com três camadas de papel alumínio, em seguida fiz pequenos furos com uma faca e fui encaixando as casquinhas nestes furos para assar. Tome cuidado para não se queimar quando for colocar as casquinhas no forno, pois como o forno é pré-aquecido, fica tudo bem quente para mexer. Melhor usar uma luva. Claro que você precisa ficar de olho para evitar acidentes. Se ficarem tempo demais no forno, as pontinhas das casquinhas ficam meio chamuscadas. Se você não escolher bem as casquinhas e usar alguma furada, o recheio de bolo cru vai escorrer por baixo e sujar beeem o seu forno. Mas se tiver mínimos cuidados sai lindo. E, como diz a Cris, use casquinhas de boa qualidade que o resultado sai muito melhor. E as crianças simplesmente amam ajudar a fazer ;-)

Usei a receita de bolo que a própria Cris usou nas casquinhas dela. A cobertura é uma receita já bem testada aqui em casa de cupcake frosting de chocolate que eu peguei no blog das Rainhas. Coloquei gotas de chocolate na massa e bolinhas de chocolate preto e branco para enfeitar.

bolinho10 a 12 casquinhas de sorvete de boa qualidade
1 ½ xíc (chá) de farinha de trigo
1 col (chá) de fermento em pó
1 pitada de sal
3 ovos
¾ xíc (chá) de açúcar
1 col (chá) de extrato de baunilha (usei essência de baunilha mesmo)
½ xíc (chá) de leite morno
3 col (sopa) de manteiga
½ xíc (chá) de gotas de chocolate (opcional)

Pré-aqueça o forno a 180 °C. Forre uma grelha com papel alumínio. Dê duas ou três voltas com a folha de alumínio na grelha, coloque-a sobre uma assadeira funda e faça furos com uma faca para conter as casquinhas, mantenha distância entre elas. Peneire a farinha de trigo, o fermento e o sal em uma tigela. Bata as claras em neve, use velocidade alta. Quando as claras estiverem no ponto, vá adicionando lentamente as gemas, o açúcar e a baunilha. Continue batendo. Enquanto as claras são batidas, aqueça o leite com a manteiga, o suficiente para derreter a manteiga. Abaixe a velocidade da batedeira, e comece a acrescentar os ingredientes secos que peneirou na tigela, intercalando com o leite morno. Misture delicadamente as gotas de chocolate. Encha as casquinhas de sorvete deixando 1 cm de folga na borda. Asse por 20 a 30 minutos ou até dourar.

cobertura
½ xíc (chá) de manteiga bem mole (mas sem chegar a derreter)
1 ½ xíc (chá) de açúcar de confeiteiro
¼ xíc (chá) de leite
1/3 xíc (chá) de cacau em pó

Bater a manteiga na batedeira até ficar cremosa, adicionar o açúcar aos poucos e no final colocar o leite e o cacau. Bater mais um pouco e pronto. Usei um saco de confeiteiro para decorar os cupcakes.

Boas férias para vocês! :-D

Compartilhar/Favoritos