Já tinha publicado esta receita de quindim no meu blog antigo. Mas ele volta aqui, a pedidos.
Esta receita de quindim é daquelas que têm história. Na época da faculdade eu ia muito à casa de uma grande amiga, a Carol. E a casa dela tinha um atrativo incrível para quem gosta de comer e cozinhar: a Eva, cozinheira de mão cheia, que estava lá há anos e fazia os pratos mais maravilhosos do mundo.
Em várias conversas ao pé do fogão, vi a Eva fazer este quindim. E comi-o muitas vezes. Anos depois me lembrei das aulas informais da Eva e me aventurei a preparar o quindim em casa. Ficou tão bom quanto o da mestra 🙂 Para mim, a receita perfeita. Simples, deliciosa e que dá certo.
Com vocês, o quindim da Eva, que passou a ser meu também. Em versão #vaiterCopa para ficar ainda mais bonito.
Quindim da Eva
1 coco fresco
1/2 colher (sopa) de amido de milho
400 g de açúcar
2 ovos inteiros
10 gemas
1 colher (sopa) de manteiga com sal derretida
mais manteiga e açúcar para untar a forma
Preaquecer o forno a 230ºC e colocar dentro dele uma assadeira com água. Untar e cobrir com açúcar uma forma de pudim. Ralar o coco, misturar nele o amido de milho e reservar. Em uma vasilha colocar o açúcar e misturar com os ovos. Acrescentar a manteiga derretida e misturar. Peneirar as gemas e acrescentar à mistura de ovos. Por fim, juntar o coco ralado. Colocar a massa na forma e cobrir com papel alumínio. Levar ao forno preaquecido em banho-maria por 15 minutos, tirar o papel alumínio e deixar assar por mais uma hora. Cuidado para o coco não queimar, se for necessário cubra novamente com o alumínio até assar e ficar firme.
É realmente divino! Vou tentar fazer.
🙂 Obrigada Flora, tente sim!
Feliz em ver a receita, vai ser o docinho brazuca que vou fazer pros meus colegas de trabalho! So tenho uma perguntinha: por motivo de força maior, não tem como usar coco fresco. Qual quantidade de coco ralado eu posso usar (devidamente hidratado)?
Ao Natalia, que pergunta difícil rsrsrs… mas acho que uma xícara (chá) de coco deve funcionar! Tenta e depois me fala. Procure usar um coco flocado, com flocos maiores. Beijos,
Olha, as fotos ficaram sensacionais. Eu não como quindim há umas boas décadas.
Obrigada Valentina 🙂 Duas leitoras já fizeram e aprovaram! Beijos 🙂
Lu, vou fazer no dia dos gringos lá em casa. Vai ser uma farra. hahaha!
Ai que legal, Dri, depois me conta 🙂 Beijos!
Um dos meus doces prediletos, Lu!
Vou procurar coco fresco por aqui e tentar fazer, depois te conto o que deu.
Beijo
Meu também, Bia 🙂 Faça sim, é delicioso este! Beijos,