foto 2

Já tinha publicado esta receita de quindim no meu blog antigo. Mas ele volta aqui, a pedidos.

Esta receita de quindim é daquelas que têm história. Na época da faculdade eu ia muito à casa de uma grande amiga, a Carol. E a casa dela tinha um atrativo incrível para quem gosta de comer e cozinhar: a Eva, cozinheira de mão cheia, que estava lá há anos e fazia os pratos mais maravilhosos do mundo.

Em várias conversas ao pé do fogão, vi a Eva fazer este quindim. E comi-o muitas vezes. Anos depois me lembrei das aulas informais da Eva e me aventurei a preparar o quindim em casa. Ficou tão bom quanto o da mestra 🙂  Para mim, a receita perfeita. Simples, deliciosa e que dá certo.

Com vocês, o quindim da Eva, que passou a ser meu também. Em versão #vaiterCopa para ficar ainda mais bonito.

Quindim da Eva

1 coco fresco
1/2 colher (sopa) de amido de milho
400 g de açúcar
2 ovos inteiros
10 gemas
1 colher (sopa) de manteiga com sal derretida
mais manteiga e açúcar para untar a forma

Preaquecer o forno a 230ºC e colocar dentro dele uma assadeira com água. Untar e cobrir com açúcar uma forma de pudim.  Ralar o coco, misturar nele o amido de milho e reservar.  Em uma vasilha colocar o açúcar e misturar com os ovos. Acrescentar a manteiga derretida e misturar. Peneirar as gemas e acrescentar à mistura de ovos. Por fim, juntar o coco ralado. Colocar a massa na forma e cobrir com papel alumínio. Levar ao forno preaquecido em banho-maria por 15 minutos, tirar o papel alumínio e deixar assar por mais uma hora. Cuidado para o coco não queimar, se for necessário cubra novamente com o alumínio até assar e ficar firme.

 

foto 1

Share
10 Comentários
  1. É realmente divino! Vou tentar fazer.

  2. Feliz em ver a receita, vai ser o docinho brazuca que vou fazer pros meus colegas de trabalho! So tenho uma perguntinha: por motivo de força maior, não tem como usar coco fresco. Qual quantidade de coco ralado eu posso usar (devidamente hidratado)?

    • Ao Natalia, que pergunta difícil rsrsrs… mas acho que uma xícara (chá) de coco deve funcionar! Tenta e depois me fala. Procure usar um coco flocado, com flocos maiores. Beijos,

  3. Olha, as fotos ficaram sensacionais. Eu não como quindim há umas boas décadas.

    • Obrigada Valentina 🙂 Duas leitoras já fizeram e aprovaram! Beijos 🙂

  4. Lu, vou fazer no dia dos gringos lá em casa. Vai ser uma farra. hahaha!

  5. Um dos meus doces prediletos, Lu!
    Vou procurar coco fresco por aqui e tentar fazer, depois te conto o que deu.
    Beijo

Deixe um comentário

Deixe um comentário