Conversávamos na semana passada no Twitter sobre vinhos e como muitas vezes é difícil lembrar de um determinado vinho – na hora tão inesquecível – que tomamos em algum lugar por este mundo afora. São tantas informações para guardar que muitas delas acabam se perdendo mesmo. No meu caso, as etílicas são as primeiras 🙂 Tenho amigas que viajam e anotam absolutamente tudo da viagem. Hotéis, quanto custaram as diárias, todos os restaurantes, bares e cafés onde foram, o que comeram, quanto pagaram. Preços de passeios, mapas detalhados. Não tenho esta disciplina e depois sofro por isto.
Comecei a fotografar os vinhos para lembrar depois. Mas ainda assim os rótulos se perdiam no tempo e no espaço. Até que a ideia de fotografar rótulos foi aperfeiçoada por esta descoberta muito útil para catalogar vinhos em viagens: o aplicativo – gratuito – para iPhone, iPod, iPad e para Android, Vivino Wine Scanner.
O funcionamento do Vivino é muito simples. Ele é basicamente um scanner de rótulos de vinhos, que reconhece os vinhos escaneados e armazena os rótulos em um álbum, que fica guardado tanto no seu dispositivo como no website deles, e no qual você pode acrescentar informações como a data e o local onde tomou o vinho e que nota deu, entre outras.
Mas tem mais: quando você escaneia o rótulo de um vinho usando o Vivino, ele automaticamente compara o vinho com quase 650 mil vinhos registrados na sua base de dados de vinhos e vinícolas do mundo inteiro e fornece informações básicas sobre aquele vinho: de qual região e vinícola é (e a localização dela no mapa), a composição das uvas e as notas dadas a ele por outros usuários do programa, por exemplo. E se o programa não reconhecer o vinho, ele informa que sua equipe de pesquisa vai procurar e voltar com as informações sobre ele dentro de alguns dias. Eu nunca passei por esta situação, mas usuários do programa dizem que dá certo, sim. O legal é que ele funciona offline também: dá para escanear os vinhos e depois com o acesso a internet completar o ‘reconhecimento’ da garrafa. E dá para escanear também fotos de rótulos tiradas antes da instalação do programa.
E assim como nas redes sociais, seu álbum de rótulos pode ser compartilhado com outros amigos que também usem o Vivino. Ele, inclusive, procura os amigos que usam o aplicativo entre seus amigos no Facebook, se você quiser.
Assista no YouTube como funciona o Vivino
Não é bacana? 🙂
Gostei muito deste aplicativo, Lu! Prático e muito bacana! Fiz o download e já comecei a usar. Valeu por mais esta dica.
Beijos.
Que bom que gostou, Celinha 🙂
Esta foi uma excelente dica que vcs nos deu, Lu! Super obrigada, marido adorou! 🙂
Eu tenho uma planilha no Excel, onde catalogávamos todos os vinhos bebidos, com resenha, foto, preço, safra, etc. Mas acabei cansando, e sei que vou me arrepender no futuro, já que temos mais de 200 vinhos catalogados ali, mas no momento ando sem vontade, e este App foi uma mão na roda!
Super beijo!
Que bom que ele gostou, fico feliz 🙂 Um beijo, Carina!
Adorei!
Obrigada Ana 🙂
Lu, já está no iPad.
Vamos fazer a festa enochilena.
Bjs de todos.
Que bom que gostou Edu! Beijos e boa viagem procêis 🙂
Amei esta dica Lu. show.
Obrigada Valentina 🙂
Meu pai tem e adora! Pena que os vinhos + antigos se perderam pelo caminho…
É muito legal né Fe 🙂
oláaaa eu tenho uma coleção pequena de vinhos, umas 50 garrafas e gostaria de saber mais sobre eles tal como data de fabricação safra etc , tenho uns de 2003 como posso adquirir detalhes pelo rotulo ?
obrigado !!!!!