Esta receita de pecan pie (ou torta de nozes pecãs, mesmo) é antiga e há anos eu não a preparava. Tinha até me esquecido de como as nozes pecãs são saborosas. O que me fez lembrar dela estes dias foi uma cena do seriado True Blood. Quem me acompanha no Twitter e no Facebook sabe que True Blood virou mania, vício mesmo. Assisti as três temporadas em uma tacada só e não vejo a hora da 4ª temporada chegar, agora só em 2011 mesmo.
(O texto abaixo contém spoilers. Caso não queira ler, vá direto para o próximo parágrafo.)
Num dos primeiros episódios do seriado True Blood, que se passa no Sul dos Estados Unidos, a ‘heroina’ Sookie perde a avó assassinada. O velório acontece na própria casa da falecida. A certa altura, uma das vizinhas abre a geladeira, pega uma torta já ‘começada’ e se prepara para comer um pedaço. A Sookie dá um grito e manda devolverem imediatamente a torta da avó para a geladeira. Ninguém entende o comportamento, mas a explicação vem na cena seguinte. A Sookie, que até então não tinha conseguido chorar pela avó, no outro dia sozinha em casa tira da geladeira a torta, a última que a avó fez para ela – por acaso uma torta de nozes pecãs – e come o resto dela todinha, sozinha, chorando e lembrando-se da avó. Achei linda esta cena. Uma bela homenagem, trabalhando o luto através do carinho da comida. E comida é carinho mesmo!
Voltando à pecan pie 😉 Típica da culinária sulista americana, nela vai tradicionalmente a glucose de milho (corn syrup), mais conhecida no Brasil pela marca comercial Karo. Quem não gosta de usar este ingrediente pode optar por uma alternativa. A @fezoca fez esta torta com agave e funcionou. Provei os dois e achei o agave mais doce que o Karo, portanto optei por manter minha receita tradicional. Se quiser usar mel também funciona, mas o mel deixa um gosto mais acentuado do que a glucose de milho.
Pecan pie (ou torta de nozes pecãs)
massa
2 xíc (chá) de farinha de trigo
¾ xíc (chá) de manteiga gelada em pedacinhos
3 a 4 col (sopa) de água
Numa tigela colocar a farinha de trigo, juntar a manteiga e misturar com as pontas dos dedos até obter uma farofa. Juntar a água aos poucos, não tudo de uma vez, até obter uma massa homogênea. Forrar uma forma de torta desmontável pequena (21-22 cm).