Sou absolutamente maluca por maple. Só de sentir aquele aroma de ‘madeira’ já fico com água na boca. Assim, na última viagem garanti meu estoque não só do maple syrup como também do maple sugar, um açúcar cristalizado feito de maple que é uma delícia. Mas o tempo foi passando e havia ainda aqui em casa um resto destes ingredientes que estavam para vencer no mês que vem. Resolvi usá-los numa receita com abóbora e nozes pecãs, uma combinação que vi uma vez em algum blog e que ficou na minha cabeça.
Como não achei o link dos muffins originais, fiz uma receita inventada. 🙂 Mas deu muito certo. Os muffins ficaram muito gostosos, não tão doces e bem substanciosos como todo muffin deve ser, na minha opinião! E acabaram rapidamente, o sinal mais inequívoco de que fizeram sucesso de fato.
Muffins de abóbora, maple e nozes pecãs
2 ovos
1 xícara (chá) de abóbora cozida e amassada com o garfo
1 pote de iogurte integral (190 g)
¼ xícara (chá) de óleo
¼ xícara (chá) de maple syrup
1 xícara (chá) de maple sugar (não se assustem, ele não é tão doce como o branco refinado!)
½ colher (chá) de pumpkin pie spice (usei o restinho de uma deliciosa que ganhei da @fezoca)
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
½ xícara (chá) de nozes pecãs picadas grosseiramente
cobertura
¼ xícara (chá) de nozes pecãs bem picadas
2 colheres (sopa) de maple sugar
Preaquecer o forno a 180ºC. Untar e enfarinhar 12 forminhas de muffins (se quiser use as de papel). Em uma vasilha, bater os ovos com um fouet. Juntar a abóbora, o iogurte, o óleo e o maple syrup. Misturar. Juntar o açúcar e a pumpkin pie spice e deixar incorporar aos demais ingredientes. Peneirar por cima a farinha misturada com o fermento em pó. Misturar novamente e por fim juntar as nozes pecãs picadas. Colocar a massa nas forminhas e cobrir cada uma com um pouco da farofinha feita com as nozes pecãs e o maple sugar. Levar ao forno por cerca de 20 minutos.