Faz tempo que o meu filho de 9 anos, o Theo, pede um bolo de bem-casado. No aniversário dele em junho este foi o bolo escolhido, mas por total falta de tempo da mãe acabamos encomendando um bolo de brigadeiro para a festa dele no paintball, aqui em Ribeirão Preto. A festa foi ótima, mas a vontade do bolo de bem-casado não passou.

Fiz uns testes de bolo de bem-casado mas não fiquei satisfeita. Não queria o bolo que é normalmente vendido como tal em São Paulo, recheado e coberto de doce de leite ou, na versão mais simples, recheado de doce de leite e pulverizado com açúcar de confeiteiro. Queria um bolo que fosse igual ao bem-casado mesmo. Com o recheio de doce de leite mais clarinho e suave, com a massa úmida e com aquela casquinha dura por cima. A @thecookieshop me socorreu, indicando um blog que tinha uma boa receita de bem-casado. Dele, tirei o recheio do bolo e adaptei pequenas mudanças na cobertura. A massa de pão-de-ló achei no blog da @FlaviaGPantoja, na receita do bolo tres leches (que aliás é de comer de joelhos também!).

Esta versão do bem-casadão ficou perfeita. Praticamente um bem-casado gigante. Foi o bolo de aniversário do Marcinho, amigo querido de Araraquara, que esteve aqui no almoço italiano que fizemos no último feriado de Sete de Setembro. Nunca um bolo meu fez tanto sucesso, acabou em menos de 10 minutos! Tive que correr para tirar algumas fotos antes de acabar. Um bolo para repetir muitas vezes. E que eu ainda vou fazer para a @liliantrigo, a maior adoradora de bem-casados que conheço.

Bem-casadão

massa

6 ovos
1 copo (requeijão) de açúcar
1 copo (requeijão) de farinha de trigo

Pré-aquecer o forno a 160ºC. Bater as claras em neve (não muito dura) e reservar. Bater as gemas com o açúcar até ficar esbranquiçado e fofo. Juntar delicadamente as claras em neve. Peneirar a farinha de trigo aos poucos sobre a massa e misturar com cuidado. Colocar a massa numa forma redonda de 25 cm untada e enfarinhada e levar ao forno por cerca de 25 minutos. Fiz duas vezes. Na primeira, usei ovos recém-tirados da geladeira e forno a 180ºC. O bolo ficou mais alto no centro. Na segunda, que é este da foto, usei ovos à temperatura ambiente e forno um pouco mais baixo. O bolo ficou fofo mas manteve o formato, não cresceu. Aguardei 15 minutos para desenformar.

recheio

2 latas de leite condensado
1 colher (sopa) de manteiga com sal
2 colheres (sopa) de amido de milho
200 g de creme de leite (de caixinha)

Cozinhar uma das latas de leite condensado na panela de pressão, contando 10 minutos após ferver. Tirar do fogo e deixar esfriar antes de abrir. Fazer o creme de confeiteiro: misturar o creme de leite com o amido de milho. Levar à panela no fogo baixo o creme de leite, a outra lata de leite condensado e a manteiga. Cozinhar até engrossar um pouco e ficar com consistência de ‘mingau’. Juntar o doce de leite e voltar ao fogo. Cozinhar até ficar com consistência de brigadeiro.

cobertura

250 g de açúcar de confeiteiro
1 colher (chá) de extrato de baunilha
60 ml de água fervente

Fazer uma calda juntando o açúcar de confeiteiro, a baunilha e a água fervente. Cobrir o bolo já pronto e montado e deixe secar por 12 horas para formar uma casquinha dura.

montagem

Aguarde 15 minutos para desenformar. Depois que o bolo esfriar, divida-o ao meio. Pincele na parte de dentro das duas metades de bolo uma mistura de partes iguais de açúcar e água com um pouquinho de extrato de baunilha. Recheie com o recheio já frio. Monte o bolo, tire o excesso de recheio das laterais e cubra com a calda de açúcar. Deixei descansar de um dia para o outro.

Compartilhar/Favoritos
28 Comentários
  1. Nossa, eu preciso fazer esse bolo, deve ficar muito bom! :D

  2. Andava eu pensando no que fazer para o aniversário do marido e penso que já encontrei :-)adorei este e como ele gosta de pão de ló, só não percebi bem qual versão gostou mais, dos ovos á temperatura ambiente ou frios e forno mais quente ou menos.
    bjs

  3. Lu, eu AMO bem-casado! Fiquei salivando enquanto lia pelo telefone a sua descrição… agora que vi as fotos então… Uau! Deve ter ficado DIVINO! Parabéns! Vou tentar fazer assim q tiver uma boa ocasião! Beijos floridos

  4. Lu, ficou doce-docíssimo, né? Acho que eu mandaria um damasquinho na minha versão…
    Boa semana,

  5. Luciana
    Andava à procura de uma receita de confiança deste bem casado e achei! Vou recomendar a uma leitora do meu blogue e experimentar assim que puder.
    Um beijo

  6. Luciana,
    Agradeço por esta receita !!! Elogiada por todas as pessoas que experimentam !!!
    Em casa, o bolo não dura mais que tres horas!
    Sucesso total!
    Um bj Claudia

  7. Lu,

    Eu já fiz duas vezes essa sua receita! Ficou divino!
    A única coisa é que na segunda vez eu passei as gemas na peneira porque na primeira ficou um gostinho de ovo laaaaaá no fundo.
    Outra coisa que fiz foi ralar meia colher de chá de casca de laranja e juntar à massa.
    Ahhh, você tem razão: ovos na temperatura ambiente fizeram o bolo crescer sem o morrinho no meio!
    Gostei demais!

  8. Luciana,

    Estava doida atrás de uma receita assim, de bolo de bem casado tradicional, como se fosse um bem casado gigante mesmo. Obrigada! Vou fazer amanhã para o aniversário do meu marido (ele AMA bem casado). Só fiquei com algumas dúvidas: o pão-de-ló é sem fermento mesmo? Como ele cresce? Outra coisa: se eu fizer o doce-de-leite caseiro será que fica mais gostoso?

    • Oi Juliana, o pão-de-ló cresce sim sem fermento, por conta dos ovos! Vai por mim! Acho que um doce de leite caseiro é uma ótima pedida :-)

  9. fiquei surpreza com a foto ,e a mais chamativa,parece realmente ser uma delicia!!!!
    que talento heim criadora!!!!!

    Fiquei surpresa com a foto, esta muito chamativa, copiei a receita mas o talento realmente e da criadora! Parabens!!!!!!

  10. Parabéns Luciana, a receita é muito boa!! Parabéns!!
    Fiquei com uma dúvida, esse bolo serve quantas pessoas? Qual o peso dele?
    Obrigada!!

    • Cris, não sei dizer o peso e nem para quantas pessoas ele serve. Aqui em casa é tudo amadorismo mesmo :-D

  11. Olá.. queria saber se o recheio fica mesmo com gostinho de doce de leite e moreninho???Agradeço… bjos

    • Oi Andrea, fica um pouco mais claro e mais leve que o doce de leite, bem parecido com o recheio do bem casado mesmo. Beijos!

      • Vou fazer então… depois digo como ficou!!!! Só mais uma dúvida rsrs a calda é só misturar a água fervente com o açúcar e a baunilha, ou tem que levar tudo ao fogo??? Amo a casquinha do bem casado rs Obrigada desde já!!!!

        • Andrea, depois me conte! Para fazer a calda junte o açúcar de confeiteiro, a baunilha e a água fervente. Cobre o bolo e deixe secar por 12 horas para formar a casquinha dura. Beijos!

  12. Oi Luciana, só de ver sua receita achei deliciosa, mas tenho uma dúvida, não vai fermento na massa ?
    Bjs Beto Honorato

    • Beto, não vai fermento! Batendo bem os ovos, a massa cresce. Abraços,

  13. Adorei essa receita acabei de fazer. Fiz com os ovos em temperatura ambiente e ele ficou com morrinho, e mais, murchou :( o q pode ter acontecido? Quero tentar de novo, mas, não quero q se reputa e ainda ficou com o cheiro de ovo. Na cobertura coloquei umas gotas de limão. Ficou ótimo!!

    • Oi Nai, talvez tenha ficado murcho porque o forno estava frio. Você preaqueceu o forno na temperatura indicada? Quanto ao cheiro de ovo, não sei dizer! Que pena :-( Adorei a dica das gotas de limão. Vou adotar ;-) Beijos!

  14. Adorei vou fazer para o noivado da minha filha,
    você tem outras receitas..
    . Rosária.rj

  15. Olá Luciana!
    Meu nome é Clarisse,moro no Rio de Janeiro e há tempos procuro alguém que faça esse bolo,aqui na cidade.Você tem uma indicação para me dar?Vou experimentar essa sua receita.
    Obrigada.
    Clarisse F.Lima

    • Oi Clarisse, moro em São Paulo e não conheço nada dos prestadores de serviços do Rio de Janeiro. Infelimente não posso te ajudar. Abraços,

  16. Oi Luciana!!!

    Parabéns pela receita!! Me deu água na boca!!!

    Você bate tudo na batedeira ou na mão?

    A calda não precisa levar ao fogo né?

    Obrigada!! beijosss

    • Oi Fernanda, obrigada! Eu bato na batedeira porque precisa ficar bem batidinho. A calda não precisa levar ao fogo. Beijos,

Deixe um comentário

Deixe um comentário