Uma aula de culinária na Toscana
Postado por Luciana em 15 julho 2011

Quando planejávamos a viagem para a Toscana surgiu a ideia de fazermos uma aula de culinária lá. Mais da metade do grupo topou e começamos a procurar um entre alguns cursos e aulas que são oferecidos na região. Optamos pela Tenuta Casanova, no Chianti, bem perto do nosso hotel. Valeu a pena, tanto para os que não costumam ir para a cozinha como para os que já estão mais familiarizados. Foi divertidíssimo e acho que rimos mais do que cozinhamos 🙂

A Tenuta Casanova é uma propriedade familiar, tocada principalmente pelo Silvano e pela Rita, que trabalham muito! Na chácara eles criam porcos e galinhas e cultivam parreiras, oliveiras e alecrim. Produzem vinho, vinagre balsâmico, azeite e mel para vender e fornecem alecrim para diversos mercados na região. Cultivam ainda uma horta com uma grande variedade de verduras e legumes. Toda a produção da tenuta é orgânica. Na aula, cerca de 80% dos ingredientes utilizados eram de procedência própria.

A aula durou uma tarde e no início da noite jantamos juntos os pratos por nós preparados. A professora, Rita, é auxiliada pelo marido Silvano na tradução para o inglês, se necessário. Todos os participantes ganham seu avental e põem a mão na massa. Durante toda a aula e depois no jantar, são servidos os vinhos produzidos pela Tenuta Casanova. Cozinhar com booze é muito mais legal não? 😉

Começamos pelas sobremesas, torta di mele (torta de maçã) e tiramisù. Em seguida, preparamos antipasto di peperoni (antepasto de pimentão), pomodori ripieni di riso (tomates recheados com arroz temperado com um ‘pesto’) e vários ciaccini, uma espécie de focaccia típica da região. Finalizamos com o gnocchi di patate al sugo di gorgonzola (nhoque com molho de gorgonzola).

No final, enquanto a Rita e a equipe da cozinha terminavam os preparativos para o jantar, o Silvano nos levou para conhecer a cantina e nos mostrou os vinhos que produz. Em seguida nos levou a balsameria e explicou em detalhes como é produzido e envelhecido o vinagre balsâmico.

Para mim, o mais interessante foi mexer com a massa do ciaccino/focaccia e aprender a fazer a focaccia recheada, com a massa bem fininha. Também gostei das dicas do nhoque e de ver como é feito o verdadeiro tiramisù italiano. A melhor surpresa para o paladar foi o ciaccino com sálvia frita no azeite e salpicado de açúcar: um sabor incrível, que vou repetir logo em casa.

Para quem vai viajar em grupo e gosta de cozinha, um super programa legal.

Share
10 Comentários
  1. Luciana, que delícia! Fui para a Toscana há 2 anos, mas não fiz nenhuma aula. Acho que tenho que voltar… rsrs beijos

  2. ô coisa maravilhosa!!
    Ainda irei fazer a Toscana de carro, irei sim : )
    Parabéns, Lu!
    Seus posts são inspiradores, viu?
    Beijinho
    Lena

  3. Uau, estes posts estão muito legais.
    E ainda bem que gostaram do Banfi.
    No aguardo dos próximos.

  4. Ah obrigada pessoal, fico feliz que estejam gostando! Beijos,

  5. Fico sempre aguardando ansiosa a sexta feira chegar, para ler seus posts. Cada vez com mais vontade de ir para lá. Beijo.

  6. Lu, a única coisa melhor que cozinhar é mesmo rir. Imagina juntar as duas coisas? É fantástico!

  7. Por favor qual o endereço e como faço para agendar uma aula para 5 pessoas muito obrigado Denise

  8. Lu quanto custa um curso de culinária deles? Eles atendem quem não está em excursão? Também vi que acaba tarde, eles tem algum serviço de transporte para Florença? Grata.

    • Oi Vanessa, não saberia te dizer quanto custa este curso hoje em dia. Entre no site da Tenuta Casanova, o link está neste post mesmo, e envie as suas dúvidas para eles. Acho que eles não têm serviço de transporte para Firenze, não. Mas quem sabe? Fala com eles que eles são muito atenciosos! Beijos e boa sorte.

Deixe um comentário

Deixe um comentário