E eu tirei férias… e o blog também 🙂 Para uma quase obssessiva-compulsiva, não foi fácil tomar a decisão de deixar o Rosmarino à deriva por algumas semanas, mais exatamente o período do meu inferno astral, entre o Natal e o final de janeiro. Coincidências à parte 😉 foi bom para recarregar as baterias e ter ânimo para escrever de novo. Entre o vai-e-volta de Ribeirão Preto para São Paulo, teve ainda a viagem para Washington e Nova York (sobre a qual postarei futuramente aqui), uma ou duas receitas novas que não ficaram dignas de nota e o resto das comidinhas de festas foi repeteco de outros carnavais mesmo.

Voltei com mais uma sopa fria, das quais sou muito, muito fã. Esta receita é ligeiramente adaptada de uma do David Tanis que está no livro A Platter of Figs and Other Recipes. Bati os olhos nela e fiquei com vontade de fazê-la, não só por gostar de beterrabas, mas também porque a sopa é rosa e linda né? 🙂 Além de ser um prato nutritivo e pouco calórico, o que casa muitíssimo bem nesta época pós-festas de final de ano.

Ah! Servi minha sopa rosa em copinhos reciclados, aqueles de Nutella. Ideia ecológica e super charmosa.

Sopa fria de beterraba (Cold Pink Borscht)

700 g de beterrabas
8 xíc (chá) de água
2 dentes de alho fatiados
2 cebolas fatiadas
1 folha de louro
½ col (chá) de coentro em pó
3 cravos
¼ col (chá) de pimenta de Caiena
1 col (sopa) de açúcar
2 col (chá) de vinagre de Jerez
1 col (sopa) de azeite
1 col (chá) de sal
1 pote de iogurte integral (200 g)
para finalizar o tempero, mais 1 col (chá) de sal, ¼ col (chá) de pimenta de Caiena e 1 col (chá) de vinagre de Jerez (fica a seu gosto)

Descascar e fatiar as beterrabas, levar ao fogo numa panela grande com a água, o alho, as cebolas, o louro, o coentro, os cravos, a pimenta de Caiena, o açúcar, o vinagre, o azeite e o sal. Assim que ferver, reduzir o fogo e cozinhar por 15 minutos ou até as beterrabas ficarem macias. Esperar esfriar um pouco e bater no liquidificador. Adicionar o iogurte. Misturar para incorporar. A textura deve ser de um milk shake ralo. Corrigir os temperos a seu gosto. Eu coloquei mais 1 colher (chá) de sal, ¼ colher (chá) de pimenta de Caiena e 1 colher (chá) de vinagre de Jerez. Servir em pequenos copinhos.

Share
3 Comentários
  1. Que linda sopa!!!
    Nunca tomei, mas já anotei a receita!!
    =D
    Tenha um ótimo retorno e um feliz final de semana!

  2. Uma cor bem feminina 🙂 Nunca comi sopa fria mas cada vez mais tenho vontade de experimentar!

  3. Oi Luciana!
    Acabei de descobrir teu blog pelo facebook! Que delícia!
    Também tenho blog sobre filhos, viagens e vinhos… o melhor da vida, não é?
    Estou te seguindo.
    Bjs

Deixe um comentário

Deixe um comentário