Crumble de tomates
Postado por Luciana em 03 setembro 2010

Não sei dizer porque encasquetei que queria provar um crumble salgado. Aquela farofinha do crumble doce já é uma coisa dos deuses, o doce e o crocante derretendo na boca, textura e sabor perfeitos. Comecei a imaginar o salgado e o crocante, que delícia que deve ficar não? E o grande Google me deu esta sugestão de um portal francês de variedades voltado ao público feminino. E como (quase) sempre aqui no blog, receitinha fácil e prática 🙂

Uma das vantagens desta receita é que você pode congelar a farofinha e usar o que sobrar em outra ocasião. Ou fazer tudo com antecedência para uma ocasião especial, deixando o refogado e a farofinha prontos na geladeira, para montar e assar o crumble só na hora de servir. A receita da farofinha ficou simplesmente per-fei-ta. Testei com tomates frescos, com tomates pelados em lata e com tomates crus. Este último não deu muito certo. Um pouco insosso, já que o ‘molho’ não apurou. E como não ficou uma mistura homogênea, a farofinha penetrou no recheio durante o cozimento no forno e perdeu muito da graça.

Outra vantagem é a versatilidade da ideia. Eu adoro a combinação tomate + alho +azeite + manjericão. Mas cada um faz o refogado de tomates que gostar mais. E dá para substituir e/ou acrescentar aos tomates qualquer outro refogado: lingüiça fatiada, berinjela, abobrinha, cogumelos frescos e secos, ou seja, o que sua imaginação mandar. Já pensei aqui num ratatouille…

As fotos não ficaram boas porque tive que tirar logo antes que acabassem os potinhos. Quando cheguei, tinha só um ‘e meio’ (rsrsrs) e não deu pra bolar grandes produções. Era de noite, luz artificial, etc. (Meus filhos me veem com a máquina fotográfica e já falam: “ai mãe, tira logo esta foto que eu tô com fome!”)

Crumble de tomates

1 kg de tomates frescos (ou 3 latas de tomates pelados)
4 dentes de alho
4 col (sopa) de azeite
1 col (chá) de sal
1/2  xíc (chá) de folhas de manjericão rasgadas
60 g de queijo parmesão ralado
25 g de pão dormido esfarelado
100 g de farinha de trigo
60 g de manteiga sem sal gelada em cubinhos

Primeiro, fazer o refogado de tomates. Lavar, despelar e tirar as sementes dos tomates. Picar grosseiramente, em pedaços grandes. Reservar. Espremer ou fatiar o alho e levar ao fogo para perfumar. Juntar os tomates, salgar e mexer só para misturar. Deixar o molho apurar e secar, em fogo médio para alto. Não mexa muito para não desmanchar os pedaços de tomate. Desligar o fogo e juntar o manjericão. Colocar o refogado de tomates em um refratário ou em ramequins individuais. Ligar o forno a 180º C. Em uma vasilha, misturar a farinha de trigo, o pão esfarelado e o queijo parmesão. Juntar a manteiga em cubinhos até formar uma farofa. Cobrir os tomates com a farofinha. Colocar os ramequins em uma assadeira e levar ao forno por 20 a 25 minutos ou até dourar. Eu fiz meia receita. Mas esta receita inteira rende uma dúzia de potinhos de tamanho pequeno e ainda sobra um pouco da farofinha.

Share
5 Comentários
  1. Lu, dá pra entender a pressa dos meninos – eu que já almocei fiquei babando nesse crumble! Coisa linda!
    Me dê qualquer coisa com tomate e fico feliz. 😀

  2. Tomate, alho e manjericão até gritam cozinha mediterrânica pelos poros… eu adoro 🙂 Esse crumble parece perfeito, não admira que até as crianças fiquem desassossegadas para provar 🙂

  3. Huuumm, colocar abobrinhas aí junto tbm vai ficar bom.
    Adorei seu site, agora vou te seguir, quando puder dê uma passada no meu blog.
    http://www.entrecoposepratos.blogspot.com
    Abraço!

  4. Menina, que delícia deve ser! Me deu siricotico de experimentar essa farofinha salgada! E com tomates!!!! Maravilha!
    Beijos!

  5. Anotada …. amei a receita. Bjs e obrigada pela dica da sua amiga .. Bjs.

Deixe um comentário

Deixe um comentário