Entre as coisas bacanas e diferentes que provei no Peru está a chicha morada. Este refresco tipicamente peruano é feito com o milho de cor roxa, o maiz morado, fervido com especiarias e frutas e depois adoçado a gosto. É servido sempre frio ou gelado. Uma delícia, bem refrescante.

O maiz morado, por ter muitas antocianinas e compostos fenólicos, é um excelente antioxidante. Esta matéria explica que o pigmento do milho maiz morado previne o desenvolvimento do câncer de colon, abaixa a pressão sanguínea, age como antiinflamatório e promove a formação de colágeno. Ou seja, uma delícia cheia de saúde. Não é fácil achar o maiz morado no Brasil, mas na feira da Praça Kantuta, a feira boliviana que acontece aos domingos no bairro do Pari em São Paulo (que aliás é um super passeio legal!), às vezes tem este milho debulhado em saquinhos. Achar as espigas é mais raro, quem souber onde tem, corre comprar e fazer :-P

Chicha morada

1 kg de milho roxo (maiz morado)
cascas de um abacaxi maduro e/ou de 2 maçãs verdes
5 cravos
2 paus de canela
4 litros de água
suco de 3 a 4 limões
1 xícara (chá) de açúcar mascavo

Colocar em uma panela grande e funda a água, o milho, as cascas de abacaxi e/ou as cascas das maçãs, os cravos e os paus de canela. Deixar ferver de 45 minutos a uma hora.  Quando os grãos de milho começarem a abrir, retirar do fogo e deixar esfriar. Depois de frio coar o líquido e adicionar o açúcar e o suco de limão. Eu gosto pouco doce e bem azedo, então usei apenas uma xícara (chá) de açúcar mascavo e e suco de 4 limões, mas fica ao gosto de cada um! Servir bem gelado.

Compartilhar/Favoritos
17 Comentários
  1. Oi, Luciana!
    Tivemos aqui uma feira de etnias. Provei mazamorra morada, que é uma sobremesa feita com chicha. Bem gostosinho.
    O Peru continua nos meus objetivos de viagem.
    Boa semana!

    • Gina, que interessante, não conheci esta sobremesa no Peru. É tipo um curau de milho morado? Adoraria provar! O Peru é fantástico :-) Beijos!

    • Gina, vá ao Peru! Foi uma de minhas melhores viagens e recomendo a todos. O País é hospitaleiro, seguro (mais que o Brasil), limpo, organizado… tudo de bom, Viajando pela A.L percebo o quanto o Brasil pode estar à frente e o quanto tão atrasado é em questões de gestão pública das cidades.
      Eu vi esse suco e supus ser uva (dãããã) e não tomei, Agora, só voltando à Lima, o que seria um super prazer ;0}
      beijos a todos.

  2. Quando estive no Peru, vi a bebida e achei meio estranha. Não provei.
    Mas agora, lendo a receita, fiquei com vontade de experimentar. Vou ter que voltar. .. ;-)

    • Carmem, se eu achar o maiz morado na feira boliviana em São Paulo juro que compro e faço para você!! Beijos :-)

  3. Não é todos os lugares que fazem isso, mas é importante saber a origem de como ela é feita

    Chicha é uma bebida alcoólica suave, característica da América Latina.

    É obtida por fermentação não destilada do milho, embora também seja comum a utilização de outros cereais. Apesar de ninguém saber ao certo qual é a origem do nome, a Real Academia Espanhola afirma que deriva da palavra “chichab”, palavra aborígene do Panamá, que significa “milho”.

    “Originalmente, a chicha era obtida ao mascar e em seguida cuspir os grãos de milho para que, junto à saliva, fermentasse pela ação das leveduras. ”

    Esta mistura era guardada por semanas e depois era coada para obter a bebida. Hoje o preparo mudou, porém ainda há lugares que mantêm o processo de produção tradicional.

  4. Estive na Costa Rica na cidade de San Jose, tive a oportunidade de comer em um restaurante peruano onde provei chicha morada e tambem cerviche, feito com peixe branco cozido com suco de limao e mais ingredientes. Fiquei apaixonada pela culinaria peruana. Sabores fantasticos, isso explica o reconhecimento destes fascinantes sabores, eleita uma das melhores comida do mundo e patrimonio da humanidade. Quero deixar aqui o nome deste restaurante, muito simples preco excelente com uma cozinha maravilhosa, chama-se Soda Lima, um ponto de refetencia mais ou menos proximo da Catedral no centro de San Jose. Os taxistas informam com tranquilidade. Vale apena conhecer.

    • Que legal, Geneuza, anotada a dica para quem for para lá! Um abraço,
      Luciana

  5. Adorei!

    Gostaria de prová-la.Onde posso comprar os grãos?

    • Não sei Euza! Tem umas dicas que você pode tentar aí no post ;-) Beijos!

  6. O que se faz com o milho depois: come-se como comemos o milho amarelo?

    • Não sei, André! Não vi ninguém comendo este milho lá, só mesmo cozido e batido na bebida. Um abraço,

  7. Estive no Peru em maio e chegando a Cusco na região de Pisac no vale sagrado provei esta bebida deliciosa e a partir daí foi minha bebida em todas as refeições. Provem!!!

  8. Achei o milho roxo no mercado municipal e arrisquei fazer a Chicha morada, conforme sua receita. Deu supercerto, ficou uma delicia, igual ao dos bares peruanos.
    Muito bom!

    • Que delícia Luciane! Vou procurar lá :-) Obrigada pela dica, beijos!

  9. É muito saborosa mesmo !!

Deixe um comentário

Deixe um comentário