Paçoca de pinhão da mãe da Verena
Postado por Luciana em 09 julho 2010

Mais uma receita com pinhão para fechar com chave de ouro o último repeteco. Semana que vem tem novidades nas panelas, prometo 😀 Este post foi publicado em julho do ano passado no Rosmarino e Prezzemolo. O legal deste post, além da receita em si (facílima por sinal), é mostrar como é bacana a interação entre as blogueiras de culinária/gastronomia. E olha que na época nem Twitter eu tinha ainda!

Queria aproveitar os pinhões (muitos) que sobraram da ida a Campos de Jordão. Cozinhei-os, descasquei-os e fui pesquisar receitas salgadas com eles, para variar do bolo que já tinha feito. Foi aí que, conversando com a Verena do blog Mangia che te fa bene, ouvi falar desta paçoca de pinhão. A receita vem da mãe da Verena. Seus pais moram em Santa Catarina, no Sul do Brasil, onde tem bastante pinhão.

A Verena ensinou a receita assim:“Cozinhe o pinhão (com casca) até ficar mole, abra um e veja se já está bom, dependendo da quantidade vai demorar mais ou menos tempo. Abra os pinhões e passe no processador ou no moedor, vai ficar igual farinha mais grossa, se tiver pilão e quiser experimentar pode ser também, mas dá mais trabalho. Reserve. Para o mesmo peso do pinhão já moído/processado/pilado use carne de porco/frango ou bovina mesmo. Corte em tirinhas muito finas e num refogado bem reforçado de alho, cebola e azeite doure bem a carne, até que fique bem moreninha. Salgue um pouco. Nessa panela onde está a carne já dourada coloque a farinha grossa do pinhão, misture bem e salgue a gosto. Se quiser pode acrescentar cheiro verde picado.* Se quiser fazer só de pinhão também pode, depois de processado o pinhão faça o refogado e jogue a farinha grossa de pinhão na panela, salgue a gosto.* Pensei até em fazer com carne de sol…deve ficar deliciosa! Não use água, o refogado da carne deve estar com azeite ou manteiga para incorporar o pinhão sem ficar aquela coisa seca. Sirva com arroz! Espero que goste, essa é a receita que a minha mãe faz!”

Fiz a receita da mãe da Verena no domingo passado e foi sucesso total. Minha receita foi a seguinte: cozinhei o pinhão com água cobrindo na panela de pressão por cerca de uma hora. Abri-os e passei no processador, sem deixar virar uma farofa, mas sim com alguns pedacinhos de pinhão. Cortei meio quilo de filé mignon em tiras bem finas. Refoguei uma cebola picada e dois dentes de alho amassados em uma colher (sopa) de azeite. Juntei a carne e deixei cozinhar. Quando a carne começou a ficar morena e o caldo reduziu juntei o pinhão moído e temperei com uma colher e meia (chá) de sal. Misturei bem e desliguei o fogo. Aí juntei 3 colheres (sopa) de salsinha.Quem ainda tiver pinhão por aí pode fazer pois fica delicioso mesmo!

Share
4 Comentários
  1. Fica um luxo.
    Feliz fim de semana ♥

  2. Eu quero … onde vou achar pinhao … aiaiia. Bjs.

  3. Lu, mais uma vez adorei ver uma receita do Mangia aqui!
    Seu blog é uma delícia, lindas fotos, posts e alto astral!
    Um beijo e ótimo final de semana!

  4. Nossa deve ser mesmo uma delícia, vou tentar fazer. Abraço!

Deixe um comentário

Deixe um comentário