Quando o pessoal que viajaria conosco resolveu agendar este programa para nossa primeira noite com todos em Madri, confesso que fiquei ressabiada. Imediatamente visualizei cinco cocares. ;-)  Lembrei-me de um show de tango em Buenos Aires, que não foi ruim, mas ao qual assistimos  com mais gente do que caberia no novo Maracanã e mal vimos os dançarinos.

O que é um Tablado Flamenco?

Um tablado, ou tablao, é um local onde se toca, dança e canta flamenco. De acordo com a Wikipedia, o tablao é a “versão século XX” dos cabarés, um lugar onde se pode comer, beber e assistir a um show de flamenco, que acontece em um tablado alto em frente às mesas.

Procurei referências sobre o flamenco no Flamenco-World e no Flamenco-Brasil. Podemos dizer que o flamenco é uma arte que engloba a dança, o canto e a música do violão, chamado guitarra flamenca. Surgiu na região da Andaluzia, sul da Espanha, e é considerada uma arte popular que mescla elementos dos povos que circulavam na região no século XVIII: ciganos, árabes, judeus, cristãos e africanos. Muita gente acredita que a arte do flamenco é eminentemente cigana e que sua carga emocional de gestos, feições de rosto e lamentos é uma herança do sofrimento pelo que passou este povo, sempre a procura de um lugar no mundo. Há quem diga, ainda, que o flamenco é muito mais do que um estilo musical. Ele tem sua própria língua, tradições e normas sociais. É uma forma de vida, um modo de existência diária de perceber e interpretar.

Como assistir a um Tablado Flamenco em Madri?

Há algumas boas opções de Tablado Flamenco em Madri, como o Cardamomo e o Torres Bermejas, mas escolhemos  o Corral de La Moreria, recomendado por um amigo. O Corral de La Moreria tinha também boas avaliações em sites de viagem. O ideal é  reservar um local com o combo jantar completo + show de Tablado Flamenco. Assim que o jantar termina começa a apresentação. Algumas mesas atrasam e infelizmente durante o show os garçons circulam para terminar de servir as mesas. Mas nada que atrapalhe. No Corral de La Moreria a comida era bem boa e o serviço atencioso, tudo organizado e funcionando bem. É recomendável fazer uma reserva prévia e na maioria dos casos é necessário pagar uma parte do valor para garantir esta reserva. O Corral de La Moreria estava completamente lotado quando estivemos lá.

Como é o show do Tablado Flamenco?

O que assistimos tinha três violões e um instrumento de percussão, mais os quatro cantores, que além de cantar ditam o ritmo batendo palmas. Eram dois trios de bailarinas, mais uma bailarina  e um bailarino que dançavam sozinhos. A música é de altíssima qualidade, lindos solos de violão, muitas vezes improvisados. Em duas ocasiões um dos músicos sentou-se em um banquinho e disse que tocaria uma composição sua.  É incrível sentir a emoção na música, no canto e na dança;  estar perto dos bailarinos e ver suas feições contorcidas pelo esforço e cansaço da dança, bem como pela emoção que passam. Nós tivemos uma palhinha extra, que acredito não estava no script. Uma das dançarinas, em um intervalo, foi para o camarim e lá começou a brigar com o percursionista. As mesas de trás do restaurante ouviram parte da briga dos namorados. Ela voltou para outra dança e começou a chorar, lágrimas escorrendo pelo rosto…

Um dos nossos amigos, casal espanhol que mora em Madri, nunca tinha ido a um show turístico de Tablado Flamenco. Adoraram o show do Corral de La Moreria e acharam-no bastante autêntico.

Para quem gosta de boa música, para quem gosta de dança, é imperdível.  Ganha cinco estrelas e não cinco cocares ;-)

 

Compartilhar/Favoritos
8 Comentários
  1. Lu, meu pai sempre me falou que o flamenco são lamentacoes, lembro da minha avo cantando e sempre eram musicas sobre tragédias, principalmente familiares… mas e muito lindo … sddes e mande bjos aos meninos!!!!

    • Ai que lindo Vi!! Imagino sua avó cantando, que privilégio ter tido contato com isto… também temos muitas saudades de todos aí ;-) Um beijo grande!

  2. Show, Lu! Vou fazer um pit-stop de 2 dias em Madri e quero assistir no Corral de La Moreria. Eu já fui em Madri para um show de Flamenco na Casa Patas, mas não curti muito. Pela sua descrição, acho que vou gostar bem desse, mesmo sem essa “palhinha extra” que vcs conseguiram, rsrsrs! Você reservou direto com a própria Casa? bjos!

    • Dri, reservei direto sim! E já deixei pago aqui, o show + jantar. Peça pra sentar em frente ao palco. Beijos!

  3. Lú, adorando seu blog, virei fã!
    Sobre Tablao Flamenco, em Madrid, conheci, adorei e recomendo muito o TABLAO FLAMENCO LA ESTACIÓN DE LOS PORCHES. É uma casa nova, linda, com o melhor da dança e da música espanhola e figurinos belíssimos! Mesmo esquema de jantar mais show e recomenda-se reserva antecipada. #ficaadica!
    Beijos, sucesso!
    eventos-estaciondelosporches@hotmail.com

    • Meméia, que legal, adorei a dica e fica aqui registrada para outros leitores do post. Beijos!

      • Luciana, obrigada pela atenção. Enviei para seu email umas fotinhos e mais comentários sobre o Tablao Flamenco. Para ele dou também cinco estrelas e não cinco cocares, adorei rsrsrsrs. Bjs.

Deixe um comentário

Deixe um comentário