Public art em Chicago, imperdível
Postado por Luciana em 27 novembro 2009

A coleção de arte pública de Chicago é reconhecida internacionalmente. São dezenas de trabalhos planejados e executados para áreas públicas, na maior parte espaços abertos e acessíveis a todos. São esculturas, monumentos, memoriais, murais, fontes e outras instalações, que se espalham pela cidade como pequenas (ou grandes) surpresas.

É preciso camelar para ver quase tudo, mas boa parte se concentra nos principais parques – Lincoln Park, Oak Park, Grant Park e o Millenium Park. Outras estão espalhadas pelo Loop e arredores.

As duas obras mais representativas estão no Millenium Park: a Crown Fountain e o Cloud Gate, mais conhecido como the bean(‘o feijão’). Lindos, surpreendentes!A Crown Fountain, desenhada pelo artista espanhol Jaume Plensa, foi inspirada no povo de Chicago. São dois blocos de torres de vidro com uma piscina de águas rasíssimas no meio, onde as crianças adoram brincar. As torres projetam imagens em LED de rostos de mil moradores da cidade. O efeito da água fluindo através de um buraco nas torres dá a ilusão de que as pessoas estão ‘cuspindo’ água pela boca. É uma referência ao tradicional uso de gárgulas nas fontes, nas quais rostos de figuras mitológicas eram esculpidas com bocas abertas para saída da água, um símbolo de vida.



O Cloud Gate é o primeiro trabalho de arte pública do artista britânico de origem indiana Anish Kapoor a ser exposto nos EUA. A escultura elíptica, que pesa 110 toneladas, é inspirada no mercúrio líquido e é formada por uma sobreposição de placas de aço altamente polidas e sem contornos marcados, que funcionam como um espelho e refletem o skyline da cidade e as nuvens sobre ele. O arco no meio funciona como um ‘portão’ para entrar na câmara côncava sob a escultura, onde os visitantes podem tocar a superfície da escultura e ver suas imagens refletidas sob uma variedade de perspectivas. Este trabalho mostra a genialidade do Kapoor, para mim um dos grandes artistas da atualidade. Incrível mesmo!


Há tantos outros trabalhos que é difícil escolher o que postar aqui! A seguir, uma amostra de outras public art em Chicago que chamaram minha atenção. As fotos sem créditos são minhas, as demais estão identificadas.

A God Bless America, de J. Seward Johnson Jr., é outra interessante. Inspirada em um famoso quadro de Grant Wood de 1930, “American Gothic”, mostra um casal de fazendeiros americanos coloniais. É uma das imagens de arte do século XX mais familiar aos americanos, e uma das mais parodiadas também. Na instalação itinerante de Johnson Jr., o casal de fazendeiros ganha malas e viaja pelos EUA. Esta foi montada em 2008 e veio de Key West, na Florida. Está atualmente estacionada na Michigan Avenue em Chicago.

Sim, tem Picasso e Miro ao ar livre em Chicago 😉 A escultura conhecida simplesmente como The Picasso fica no Daley Plaza e foi criada a partir de uma maquete de uma escultura de Pablo Picasso de 1965 que está exposta no Art Institute of Chicago. O próprio Picasso aprovou a montagem, que virou domínio público em 1970. O Miro de Chicago, inicialmente denominado O sol, a lua e uma estrela, é de 1981 e também fica no Daley Center. Já o Flamingo de Alexander Calder, no Federal Plaza, é de 1974.

http://www.cirrusimage.com/chicago/chicago_picasso_xx.jpg

Crossing do Hubertus von der Goltz, que mostra o delicado equilíbrio entre o distrito comercial e o distrito cultural da cidade, que se convergem no corredor da rua LaSalle.

fonte: http://chicago-outdoor-sculptures.blogspot.com/2009/03/crossing.html

A “escultura sonora” de Harry Bertoia, criada em 1975, uma fonte que produz sons advindos de filamentos de cobre encaixados em bases de granito.

fonte: http://www.diddit.com/activity-fqrgbx/outdoor-sculptures-chicago/untitled-sounding-sculpture-bertoia/

No Hyde Park, a Fountain of Time lembra o estilo do Monumento às Bandeiras paulistano.

fonte: http://pcj.typepad.com/planning_commissioners_jo/2007/12/the-fountain-of.html

No Grant Park, chama a atenção de longe a Agora, de Magdalena Abakanowicz, de 2006. A instalação mostra 106 figuras humanas, todas diferenciadas por algum detalhe, mas sem cabeças. Descrita pelo autor como o “eu contra o mundo todo”.

fonte: http://www.abakanowicz.art.pl/permanent/Agora2950.php

Se quiser saber mais, o blog Public Art in Chicago mostra uma coleção bem completa destas obras.

fontes de pesquisa:
http://www.millenniumpark.org/
http://www.explorechicago.org/city/en/supporting_narrative/attractions/dca_tourism/Featured_Public_Art.html
http://www.chicagotribune.com/entertainment/arts/chi-publicart-080501-gallery,0,7905996.photogallery
http://en.wikipedia.org/wiki/Chicago

Share
4 Comentários
  1. Wow, que trabalhos maravilhosos.
    Feliz fim de semana x

  2. Olá Luciana,
    Tudo bem? Nossa adorei o seu blog!
    Estou começando a planejar uma viagem a Chicago e gostaria de saber quantos dias você ficou por lá.

    Desde já, agradeço sua atenção.
    Viviani

    • Oi Viviani, obrigada, que bom que gostou do blog!
      Chicago é uma cidade super interessante e dá pra ficar uma semana lá e ter programa todo dia, especialmente se você gosta de museus. É uma NY um pouco mais espalhada e menos cheia. Mas recomendo pelo menos uns 4 dias para fazer os passeios imperdíveis: o passeio de ônibus tipo City Tour, o tour arquitetônico de barco que é muito bacana, um passeio a pé para ver as esculturas no Millenium Park, subir em dos prédios mais altos da cidade, a Sears Tower ou o John Hancock. Bjs!

Deixe um comentário

Deixe um comentário