Atire a primeira pedra quem não gosta de assistir programas de gastronomia ou culinária na televisão.

Não tenho muita paciência para os programas diários que mostram receitas “encheção de lingüiça”, mas confesso que adoro o Bill Granger cozinhando direto da Austrália, com aquelas paisagens e clima de praia. Também curto muito a Delicious Miss Dahl, super delicada e com mãos de fada na cozinha. Isto sem falar nos já super conhecidos programas da Nigella Lawson e do Jamie Oliver.  Os episódios  que o Jamie faz na Itália, a bordo de uma Kombi azul, são simplesmente deliciosos.

Mas faz pouco tempo descobri a Kylie Kwong, uma australiana que inclusive já foi sócia do Bill Granger e que faz uma série de programas chamados “My China”,  nos quais ela volta à casa do avô em Toishan, uma pequena cidade na província de Guangdong no sul da China, e de lá cozinha pratos típicos.  Sou maluca por aquelas panelas wok imensas, onde a gente vai jogando os ingredientes – carnes, vegetais, temperos – e tudo fica pronto rapidinho e de um jeito saudável e gostoso.

Outro dia folheando uma revista Cooking Light vi uma receita que parecia ter saído de um dos  programas da Kylie. Com ela,  criei a minha carne com legumes na wok. Para um jantar durante a semana, um prato leve e nutritivo, feito com aspargos porque era o legume que tinha em casa, não muito típico mas com um toque chinês hehe 🙂 Se você quiser, substitua os aspargos por brócolis, cenouras  ou até mesmo por cogumelos.

.

Carne chinesa à minha moda

1 colher (sopa) de gengibre ralado
1 colher (sopa) de alho espremido
2 colheres (sopa) de molho de soja (shoyu)
1 colher (chá) de açúcar mascavo
½ colher (chá) de pimenta vermelha bem picadinha (eu tiro as sementes)
1 colher (sopa) de óleo de gergelim
500 gde filé mignon cortado em tiras
½ cebola pequena em pétalas
1 maço de aspargos (cerca de250 g)
1 colher (sopa) de sementes de gergelim

Misture numa vasilha os cinco primeiros ingredientes: gengibre ralado, alho espremido (parece muito mas não é, pois o alho vai cozinhar, não fritar), o shoyu, o açúcar mascavo e a pimenta vermelha picadinha. Reserve. Coloque o óleo de gergelim na wok e aqueça bem. Frite a carne até dourar. Eu faço em duas etapas, para não juntar água e deixar a carne bem selada: coloco metade da carne, deixo dourar, tiro e coloco a outra metade. Devolva toda a carne à panela e junte a cebola e o aspargo. Mexa bem por um minuto e coloque o molho. Misture bem e deixe cozinhar com a panela tampada até o aspargo ficar macio mas não mole. Desligue o fogo, junte o gergelim e salgue. Coloquei uma colher (chá) de sal. Sirva com arroz e bom apetite!

Share
3 Comentários
  1. oi luciana..tudo bem?…eu tambem sou curiosa e gosto de assistir programas de culinarias na tv!!!tem coisas maravilhosas mesmo!!!!..amei essa carne..bjo

  2. Sou do clube de programas de culinaria. E gosto muito da Kylie tambem. Os aspargos já estao para sair. vou anotar a tua receita para fazer. Gostei muito.

Deixe um comentário

Deixe um comentário